Sobre Nós

1

Produzidos por inúmeros produtores rurais do sul de Minas Gerais na região da Represa de Furnas

2

Preparados com carinho, dedicação e transportados para serem entregues na cidade de São Paulo-SP

3

Você desfruta de todas as delícias do sertão sul-mineiro em todo o conforto de sua casa na cidade grande

Sobre Nós

Vai Cê Bão - Delícias do Sertão, é fruto do trabalho e da dedicação de inúmeros produtores rurais do Sul de Minas Gerais na região da Represa de Furnas. Seus produtos são resultados de uma agricultura familiar, de produção caseira e artesanal, além de uma linha especial gourmet.

Com o intuito de valorizar os inúmeros produtos oriundos dessas pequenas propriedades rurais e, ofertar aos amigos da cidade grande sabor e qualidade de vida, formou-se esta empresa para divulgar não apenas as maravilhosas delícias do sertão sul-mineiro, mas também seus costumes, hábitos, tradições... Enfim, a cultura do nosso povo sertanejo.

As delícias do nosso Sertão

direto para as suas mãos

Alterosa, sul de Minas Gerais

Diz a história que a cidade de Alterosa foi um dos primeiros povoados do Sul de Minas Gerais. Por volta do ano de 1.700, os tropeiros acampavam nas margens de um pequeno riacho que posteriormente receberia o nome de Ribeirão São Joaquim. A chegada de José Rodrigues Moreira, um português proveniente do Espírito Santo, marcou o desenvolvimento e o início da povoação do local. Na ocasião o povoado era conhecido por São Joaquim da Serra Negra, devido à existência de uma serra nas proximidades. Logo foi erguida uma casa que servia de pousada aos tropeiros vindos de Lavras e São João Del Rei, devido à decadência da extração do ouro nessas regiões.

Vista Aérea de Alterosa-MG

O povoado era parte do território de Jacuí, e ligado a freguesia do Carmo do Rio Claro, sendo que em 28 de junho de 1850 foi desmembrada e elevada, por Lei Provincial nº 467 em seu parágrafo 1º do artigo 1º, a categoria de paróquia. Foi fundada por uma família de um barão de muita importância na época, o Barão Silva. Os descendentes da família Silva vivem em Alterosa até hoje. O barão, com sua importância política fez com que Alterosa fosse elevada a município.

Tornou-se distrito de Caldas permanecendo ligada até 1860 quando pela lei nº 1.090 em 7 de outubro transferiu-se para o território da Vila Formosa de Alfenas, que passaria a chamar Alfenas, de onde São Joaquim da Serra Negra permaneceu ligado até a emancipação em 17 de dezembro de 1938.

Em 1874, segundo ao Almanaque Sul mineiro "contava com duas igrejas a do padroeiro e a do Rosário, e um bem construído cemitério, uma pequena cadeia. A freguesia conta com mais de trezentas casas, o arraial é formado por três praças e sete ruas... ...produz e exporta fumo, porcos carneiros e bois."

A criação do distrito foi confirmada por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. A divisão administrativa de 1911 dá o distrito como figurando no município de Alfenas, como nome de Serra Negra. Entretanto, de acordo com os quadros de apuração do recenseamento geral de 1 de setembro de 1920, bem como o texto da lei nº 843, de 7 de setembro de 1923 e a Divisão Administrativa de 1933, o distrito aparece integrando o município de Alfenas, mas com o nome de São Joaquim da Serra Negra. Novamente passa a chamar-se São Joaquim da Serra Negra, conforme se verifica na Divisão Territorial de 31 de dezembro de 1937 e no Decreto Lei Estadual nº 88, de 30 de dezembro de 1938.

Em 17 dezembro de 1938 pelo Decreto Lei Estadual nº 148, que frisou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1939 / 1943, altera a denominação do distrito para Serra Negra e cria o Município do mesmo nome, constituído do distrito transferido de Alfenas.

E, por força do decreto-lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o município passou a denominar-se Alterosa, ligado ao relevo montanhoso, significando "cidade das montanhas - Alta Majestosa".

Bandeira de Alterosa-MG

Fonte Wikipédia

* IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2017.